Diferenciais

Eixos Integradores e PIC

Os eixos integradores representam os temas que serão trabalhados em cada período e orientarão o desenvolvimento dos Projetos Interdisciplinares de Curso (PIC). Assim, na prática as competências são orientadoras dos eixos integradores, dos projetos interdisciplinares e dos conteúdos a serem trabalhados durante o curso. O objetivo desta metodologia é proporcionar condições para a interdisciplinaridade e, consequentemente, o desenvolvimento das competências exigidas pelo mercado de trabalho, que servem como norteadoras para a definição dos conteúdos nos períodos sequenciais.

Já o Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) é uma forma de flexibilização do currículo discente que propõe o desenvolvimento de atividades de caráter interdisciplinares e promove a integração curricular dos conteúdos desenvolvidos nos períodos estabelecidos pelo Projeto Pedagógico, em forma de projetos, os quais versarão sobre temas de relevância e estabelecidos pelos órgãos colegiados do Curso, constituindo-se como uma eficaz estratégia de ensino-aprendizagem. Os temas trabalhados em cada PIC são definidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e aprovados pelos respectivos colegiados, obedecendo aos Eixos Integradores de cada período, porém a problematização realizada junto aos discentes pode alterar o escopo do projeto, como seguem:

Internacionalização

O Curso de Ciências Contábeis participa do projeto de Internacionalização do Grupo UNIS. A Instituição dispõe de um setor específico, responsável pela realização de convênios de cooperação didático-pedagógica de mobilidade acadêmica, e, nos limites dessas parcerias, são publicados editais de seleção, direcionados aos cursos correspondentes às vagas abertas pelas instituições internacionais. Atualmente, alunos do Curso de Ciências Contábeis participam deste programa de internacionalização. Temos alunos no Paraguai e Chile.

Outro ganho da internacionalização é o recebimento de alunos oriundos de IES internacionais parceiras, que cursam, como alunos especiais, disciplinas do currículo regular, promovendo a troca de experiências acadêmicas, profissionais e humanas.

Laboratórios e Escritório Simulado

Os laboratórios do curso têm por objetivo atender as diretrizes curriculares e possibilitar as atividades práticas da formação, observando as normas de segurança da instituição e os procedimentos conforme orientações e acompanhamento do corpo docente e técnico de apoio.

O curso conta ainda com um espaço denominado Escritório Simulado, composto por computadores, impressoras, conjuntos de mesas de escritório com cadeiras, armários, conjunto de mesa de reunião com cadeiras.

Este local foi concebido com o objetivo de proporcionar aos alunos um ambiente adequado para a realização de projetos tais como “Declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas” que, anualmente, os alunos sob orientação de um professor contador, elaboram gratuitamente declarações de imposto de renda para pessoas da comunidade.

Outro projeto desenvolvido no Escritório Simulado é a atuação de professores do curso como peritos judiciais na 3ª Vara Cível da Comarca de Varginha/MG – proporcionando aos alunos mais esta experiência profissional.

Disciplina Práticas Contábeis em Laboratório

Disciplina de 80 h/a componente da grade curricular do curso que visa proporcionar aos alunos uma vivência prática das rotinas operacionais mais comuns em escritórios de contabilidade e empresas de pequeno e grande porte.

Com aulas ministradas nos laboratórios, os alunos executam as principais rotinas de operacionalização dos Sistemas de Informação Contábeis, a saber: Cadastros e consultas. Organização e controle das informações. Análise e conciliação de contas. Práticas de escrituração contábil. Plano de contas, diário, razão e balancetes. Demonstrações contábeis. Folha de pagamento, financeiro, compras, estoques, dentre outros.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos